As vendas de consórcio não param de crescer. Só de janeiro a março deste ano, as adesões chegaram a quase 1 milhão. Os grandes destaques do período foram os segmentos de veículos pesados e de imóveis. Eles registraram altas de 32,7% e 22%, respectivamente, em relação ao ano passado.
Dos 999,4 mil brasileiros que aderiram ao consórcio no período, 166,15 mil escolheram imóveis e 70,90 mil, veículos pesados. Com alta de 38,2% em veículos pesados, o segmento de pesados respondeu por 7,1% do total de participantes. E o segmento de imóveis, que cresceu 19,3%, respondeu por 15,4%.
Apesar de representarem participação nas vendas menor do que veículos leves e motocicletas, esses segmentos são extremamente significativos para o Sistema de Consórcios. A começar por imóveis, líder em créditos contratados. Esse segmento representou 42,5% de todo o volume de créditos comercializados pelo Sistema de janeiro a março. Só nesse período, o total vendido cresceu 25,6% em relação a 2022.
O segmento de veículos também não fica por menos, ocupando o terceiro lugar desse ranking. Representando 15,8% do total de créditos comercializados pelo Sistema no período, chegou a alta de 22%.
Consórcio fortalece vendas de veículos pesados e de imóveis
A consistência dos consórcios na economia brasileira pode ser comprovada também pelos totais de créditos concedidos e potencialmente inseridos, como nos mercados de veículos automotores e imobiliários.
Nas liberações acumuladas de janeiro a março, o Sistema de Consórcios atingiu 41,6% de potencial presença no setor de veículos pesados (caminhões). Isso significa que um a cada dois caminhões vendidos potencialmente foram por meio dessa modalidade. O consórcio é uma excelente opção para renovação de frota e investimentos no agronegócio.
Já no segmento imobiliário, somente nos dois primeiros meses deste ano, as contemplações representaram potenciais 18,1% de participação no total de imóveis financiados, incluindo os consórcios. Aproximadamente um imóvel a cada cinco comercializados podem ter sido adquiridos pelo consórcio.